ESTRESSE: Como usar bolas de tênis para aliviar dores musculares e tensão


As poucas horas de sono, o metrô lotado ou uma longa jornada de ônibus ou carro, as infinitas horas sentado na cadeira desconfortável do escritório olhando para o computador... o estresse da vida diária pode causar problemas nas suas costas, pescoço e joelhos. O problema com esse tipo de dor é que ela pode causar contraturas, que são muito difíceis de se livrar.

Mas tem algo que você pode fazer sobre isso, e você só precisa de um item barato: bolas de tênis! Use-as para fazer exercícios simples com a maior frequência possível, e pode ser que você consiga evitar a viagem ao fisioterapeuta ou quiroprata.


Se você não tiver bolas de tênis em casa, você também pode usar bolas de borracha (tipo de frescobol) ou bolas de espuma mais macias se as outras te causarem dor ou desconforto. Uma vez equipado, encontre um canto em casa onde você tenha espaço suficiente, deite-se em um colchão (tipo de academia ou yoga) e comece a fazer esses exercícios.


1. Dor nas costas


Para aliviar a pressão nos músculos das costas causada pela má postura ao sentar ou ficar em pé o dia inteiro, tente o seguinte exercício: deitado, coloque duas bolas de tênis em suas costas (ao comprido), entre o cóccix e as costelas. Depois, movimente as costelas para os dois lados, para que as bolas rolem e massageiem o local. Se você quiser, você pode colocar as bolas em uma meia para que elas não saiam rolando por aí.

Respire fundo e repita por 5 minutos. Você vai notar o alívio de tensão na região e se sentir muito melhor.


2. Dor no pescoço


Depois de horas olhando para a tela do computador, a dor no pescoço é quase inevitável. Para relaxar os músculos dessa área, deite com as costas no chão e coloque duas bolas (de preferência dentro de um saco ou meia) na base do seu crânio (embaixo do pescoço), deixando sua cabeça repousar sobre elas. Fique parado nessa pose por um minuto. Lentamente, faça movimento de "sim" com a cabeça por um minuto, depois movimente a cabeça de um lado para o outro, fazendo movimento de "não". Repita isso por mais um minuto também. Finalmente, movimente a sua cabeça para um lado, faça o movimento de "sim" várias vezes. Repita do outro lado. Continue alternando os lados por 1-2 minutos.

3. Problemas no quadril


A dor no seu quadril normalmente aparece quando você usa sapatos desconfortáveis, como sapatos de salto alto, por exemplo, ou quando fica sentada por muito tempo. Para aliviar a dor, deite-se no chão, coloque uma bola de tênis embaixo de um lado do quadril e use-a como apoio. Quando você tiver encontrado o ponto de equilíbrio, faça movimentos circulares com o quadril 12 vezes, lentamente, em uma direção, e depois na outra. Quando terminar, passe a bola para o outro quadril e repita.

4. Ombros tensionados


Aliviar a tensão nos ombros é muito simples: deite de costas no chão e coloque a bola de tênis atrás de um dos ombros. Comece a movimentar os ombros em todas as direções. Faça isso por 3 minutos de cada lado e você vai notar que os músculos relaxam quase que instantaneamente.


5. Dor no joelho


Se você notar que seus joelhos estão doloridos, este exercício vai te ajudar: sentado, dobre um joelho e coloque a bola atrás dele. Dobre a perna, de maneira que você pressione a bola entre a panturrilha e a coxa, como se estivesse tentando esmagar a bola. Conte até 10 e relaxe. Repita de 8 a 10 vezes. Depois, passe para o outro joelho.


6. Pés cansados


A dor nos pés é muito comum e afeta o corpo como um todo. Para aliviar a dor, coloque uma bola sob o arco do pé, se apoie em uma cadeira para manter o equilíbrio e mantenha o calcanhar no chão, jogando o peso sobre ele. Respire fundo algumas vezes, de 30 segundos a um minuto. Depois, lentamente, movimente o pé de um lado para o outro, para que a bola role massageando seu arco. Repita por 1-2 minutos. Depois, role a bole de baixo para cima, do calcanhar aos dedos por 1-2 minutos, e repita o mesmo exercício com o outro pé.

7. Mãos doloridas


Usar o mouse do computador diariamente é uma das causas principais das dores nas mãos. Sentando no chão, coloque uma mão sobre uma bola. Coloque a sua outra mão sobre esta, exercendo pressão, e "esmague" a bola, jogando o seu peso em cima dela. Fique nessa posição por um minuto, enquanto respira fundo. Depois, movimente a mão de um lado para o outro, e depois para cima e para baixo, fazendo o formato de um asterisco na palma da sua mão por três minutos. Repita com a outra mão.

Apesar de, no início, as bolas de tênis serem um pouco desconfortáveis e duras, depois de fazer esses exercícios você vai notar que os seus músculos ficarão muito mais relaxados, e você vai conseguir encarar a sua rotina com toda a energia que ela requer. Quem diria que as bolas de tênis podiam fazer tudo isso?

Fonte: naoaacredito.com
ESTRESSE: Como usar bolas de tênis para aliviar dores musculares e tensão ESTRESSE: Como usar bolas de tênis para aliviar dores musculares e tensão Reviewed by Eu & Deus on 23:52 Rating: 5