TUDO SOBRE VITAMINA C


Tudo sobre Vitamina C



As vitaminas são elementos nutritivos essenciais para vida e possuem compostos nitrogenados. O organismo não é capaz de sintetizá-las e quando faltam na nutrição provocam carência no organismo.

A vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias — principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos.

A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.

Para o corpo humano estar em perfeito funcionamento, deve haver um balanço entre as substâncias oxidantes e antioxidantes. Quando as substâncias oxidantes aumentam de quantidade ou os antioxidantes diminuem, temos o chamado stress oxidativo que, em excesso, pode ser bastante tóxico para o organismo.

Movimentando-se pelas células, os radicais livres — que são substâncias bastante instáveis — tentam desesperadamente se ligar à outra molécula. Os alvos preferenciais são DNA e proteínas, que acabam sofrendo lesões após essa união e se tornam disfuncionais. O resultado são doenças dos mais diversos tipos.

Benefícios da Vitamina C

Fortalece os capilares sanguíneos.
É extremamente importante em tratamentos antialérgicos.
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
É excelente na prevenção de gripes e infecções.
Atua no organismo como um poderoso antioxidante.
Dá resistência aos ossos e dentes.
Facilita a absorção de ferro pelo organismo.
Atua no metabolismo de alguns aminoácidos.

Deficiência de Vitamina C

Escorbuto
Sangramento das gengivas
Anemia
Depressão
Hemorragia
Doenças Cardiovasculares
Envelhecimento precoce

A melhor maneira de se obter a quantidade necessária desta vitamina é através da alimentação. A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentões e brócolis. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode ajudar a prevenir várias doenças, inclusive determinados tipos de câncer.

Você sabe qual é a recomendação diária de Vitamina C?

Sempre se acreditou, pelos médicos e nutricionistas, que a quantidade recomendada de vitamina C para o organismo seria em torno de 75 a 90 mg por dia. Mas novas pesquisas apontam que a quantidade ideal para ser consumida é muito maior: 200 mg.

Cientistas da conceituada Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, divulgaram uma revisão de 29 estudos que avaliaram a pressão dos voluntários e também o consumo de vitamina C (ácido ascórbico). Eles perceberam, ao final da análise, que a ingestão média de 500 mg da substância estava associada a uma queda significativa na pressão arterial dos participantes.

Entretanto, pessoas que já apostavam em suplementação antes da pesquisa e, por isso, tinham muito da vitamina percorrendo o corpo, não obtiveram benefícios com doses extras. Na prática, isso sugere que quantidades mais modestas, como 200 mg, já seriam capazes de fazer a pressão cair — desde que consumidas regularmente.

Há duas principais hipóteses para justificar o efeito. “A vitamina C parece ter ação diurética”, relata o estudioso. Assim, ajudaria o organismo a expulsar o sódio, composto sabidamente responsável por levar a pressão às alturas. A segunda teoria é que a substância dá uma força na dilatação das artérias. Ambos os mecanismos têm impacto direto no aperto que prejudica os vasos e deixa o coração e o cérebro em perigo.

Importância e Função da Vitamina C

A vitamina C tem função antioxidante potente, a qual age diminuindo o estresse oxidativo. Ela também tem importância como um cofator de enzima para a biossíntese de vários bioquímicos importantes.

Vitamina C nos Alimentos

Quantidade em mg Alimento
42 mg 1 copo de suco natural de uva
63 mg 4 unidades de morango
27 mg 1 fatia de abacaxi
67 mg 1 prato de couve refogada
21 mg 1 banana
146 mg 1 copo de suco de laranja
46 mg 2 batatas-baroas cozidas
200 mg 2 cajus
84 mg 1 manga
67 mg 1 goiaba
28 mg 1 kiwi

É necessário tomar suplemento de vitamina C?

Mesmo tendo uma boa alimentação, nem sempre conseguimos obter a quantidade de vitamina C necessária para ter todos esses benefícios. Isso porque, hoje, nossa alimentação está pobre em nutrientes — seria preciso ingerir uma quantidade absurda de frutas e hortaliças. O ideal é fazer uma suplementação de uma dose pequena. Não é necessário exagerar na dose (tomar de uma só vez suplementos que contém 1g ou 2g da vitamina).

Apenas em alguns casos que a dose da suplementação pode ser um pouco maior (em torno de 500 mg), como no caso de atletas, praticantes de atividades físicas intensas, doentes crônicos, pessoas que têm gripes e resfriados recorrentes ou para aqueles que fumam, bebem demais, se alimentam mal ou vivem em locais muito poluídos.

Vitamina C é bom para evitar gripes e resfriados?

Sim! A vitamina C tem como principal função fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções, gripes e resfriados; e favorecendo a absorção do ferro, ajudando a evitar anemia. Ela afasta problemas no trato respiratório. Isso porque estimula a formação de macrófagos, células que englobam e depois eliminam as bactérias do mal. Só que não adianta investir no nutriente com o quadro já instalado. Para deixar o sistema imune tinindo, o correto é consumir as fontes da vitamina regularmente. Ás vezes, surgem pesquisas dizendo o contrário (que ela não evita resfriados). Mesmo frente a essas pesquisas controversas, ainda que a vitamina C não previna diretamente resfriados, podemos dizer que ajuda indiretamente, já que o sistema imunológico fica mais resistente. Para melhorar ainda mais a prevenção de gripes, inclua também o zinco.

Vitamina C e a Beleza

A vitamina C utilizada como cosmético ajuda na hidratação e na produção de substâncias que agem na renovação da pele. Ela tem um poder antioxidante, estimulando a eliminação de radicais livres, agora na pele.

Ela também atua na produção de colágeno, essencial em tratamentos de rejuvenescimento. É indicada para pessoas que apresentam linhas de expressão, rugas e outros danos causados pela exagerada exposição ao sol.

O colágeno é o ingrediente responsável pela capacidade elástica e resistência da pele, ou seja, sem ele a pele fica mais flácida e frágil. A exposição continuada ao sol é um dos fatores que alteram a síntese de colágeno na pele, levando a formação das rugas.

Aí entra outro papel da vitamina C: proteger contra a exposição solar. Ou seja, além de consertar os danos causados pelo sol, ela ainda evita que esses danos ocorram.

Para combater o envelhecimento da pele, a forma tópica (sobre a pele) tem se mostrado a mais efetiva. Mas são necessários alguns cuidados. Primeiro é importante consultar um médico para saber qual a concentração de vitamina C é mais adequada para o seu tipo de pele. A vitamina C é muito instável, isso porque ela perde as suas propriedades em contato com a luz e com o ar. Então o creme deve ser guardado em frasco fosco e bem fechado; melhor ainda se for na geladeira.
TUDO SOBRE VITAMINA C TUDO SOBRE VITAMINA C Reviewed by José Carlos on 23:01 Rating: 5